terça-feira, 14 de outubro de 2014

SECÇÃO EUROPEIA DE LÍNGUA FRANCESA NO AEFGA


  1. Âmbito e Objetivos das SELF
Trata-se de um projeto que se insere no âmbito do Ensino Integrado em Língua Estrangeira – Enseignement d’une Matière par l’Intégration d’une Langue Etrangère (EMILE) ou Content and Language Integrated Learning (CLIL) e que propõe uma abordagem inovadora e integradora na aprendizagem do Francês com mais-valias linguísticas, culturais e civilizacionais.
Ao integrar este projeto, o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo pretende adequar o ensino desta língua estrangeira a uma nova realidade social e às novas necessidades dos alunos tendo em conta uma perspetiva mais virada para a Europa e consequentemente para um mundo plurilingue.
Assim, o projeto SELF surge:

Baseado na valorização da aprendizagem da língua francesa, tem por objetivos
  • a diversificação linguística e cultural    
  • formação de jovens cidadãos europeus    
  • a intensificação dos intercâmbios escolares    
  • a mobilidade escolar, universitária e profissional
A partir de um Protocolo de Cooperação Educativa 
  • Entre os Ministérios da Educação português e francês
  • Assinado em 10 de abril de 2006
O Projeto das Secções Europeias de Língua Francesa em Portugal e na nossa escola, segue as seguintes orientações:              
  • Cumprimento dos Programas nacionais portugueses
  • Reforço de 45 min da carga horária de Francês para desenvolvimento de conteúdos socioculturais, históricos e literários na turma do 7ºC
  • Seleção de 1 ou 2 Disciplina(s) Não Linguística(s) (DNL)
  • Lecionação de 45 min da(s) DNL (História e Educação Visual na nossa escola) em língua francesa ( integração feita de forma progressiva)
  • Avaliação qualitativa em Francês e na(s) DNL
  
32 ESCOLAS ENVOLVIDAS  NO PROJETO NO ANO LETIVO 2014/2015

Benefícios das SELF 

Na sua maioria, os projetos das SELF têm sido avaliados de forma positiva por todos os intervenientes, salientando-se os seus benefícios para: 
Os alunos:

      - desenvolvem
  • competências mais vastas, nomeadamente na área dos valores, da cidadania e da interculturalidade 
  • uma maior consciência plurilingue e uma maior abertura cultural
       - beneficiam
  • de uma oferta de metodologias e conteúdos mais rica, diversificada e inovadora
  • de uma aprendizagem mais rápida da segunda língua estrangeira (facto comprovado por estudos do Conselho Europeu de Educação)
  • de uma maior abertura aos outros e uma maior facilidade de relacionamento
  • de intercâmbios com outras escolas portuguesas envolvidas no projeto das SELF e, eventualmente  estrangeiras
  • de uma certificação específica, anexa ao diploma de final de ciclo, com avaliação qualitativa
  • de uma melhor preparação para os exames de Certificação de Língua Francesa (DELF: Diplôme d’Etudes en Langue Française)
A escola:
  • favorece a inovação pedagógica 
  • ganha uma dimensão europeia e uma imagem de modernidade 
  • desenvolve um polo de competências linguísticas 
  • estimula os outros docentes e toda a comunidade educativa 

Podemos, deste modo, concluir que a implementação deste projeto contribuirá para a formação pessoal e social dos alunos e trará ao AEFGA uma imagem de maior modernidade e de abertura ao mundo.

Professores das disciplinas não linguísticas:
História: Gorete Coelho
Educação Visual: Rui Moutinho

Francês / Coordenadora do Projeto: Augusta Jorge

1 comentário:

  1. Força Self!
    que o projeto corra bem e agradecimentos aos professores envolvidos

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