- Âmbito e Objetivos das SELF
Trata-se de um projeto que se
insere no âmbito do Ensino Integrado em Língua Estrangeira – Enseignement d’une
Matière par l’Intégration d’une Langue Etrangère (EMILE) ou Content and
Language Integrated Learning (CLIL) e que propõe uma abordagem inovadora e
integradora na aprendizagem do Francês com mais-valias linguísticas, culturais
e civilizacionais.
Ao integrar este projeto, o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo Azevedo
pretende adequar o ensino desta língua estrangeira a uma nova realidade social
e às novas necessidades dos alunos tendo em conta uma perspetiva mais virada
para a Europa e consequentemente para um mundo plurilingue.
Assim, o projeto SELF surge:
Baseado na valorização da aprendizagem da língua francesa, tem por objetivos:
- a diversificação linguística e cultural
- formação de jovens cidadãos europeus
- a intensificação dos intercâmbios escolares
- a mobilidade escolar, universitária e profissional
A partir de um Protocolo de
Cooperação Educativa
- Entre os Ministérios da Educação português e francês
- Assinado em 10 de abril de 2006
- Cumprimento dos Programas nacionais portugueses
- Reforço de 45 min da carga horária de Francês para desenvolvimento de conteúdos socioculturais, históricos e literários na turma do 7ºC
- Seleção de 1 ou 2 Disciplina(s) Não Linguística(s) (DNL)
- Lecionação de 45 min da(s) DNL (História e Educação Visual na nossa escola) em língua francesa ( integração feita de forma progressiva)
- Avaliação qualitativa em Francês e na(s) DNL
32 ESCOLAS ENVOLVIDAS NO PROJETO
NO ANO LETIVO 2014/2015
Benefícios das SELF
Na sua maioria, os projetos das SELF têm sido avaliados de forma positiva por todos os intervenientes, salientando-se os seus benefícios para:
Os alunos:
- desenvolvem
- competências mais vastas, nomeadamente na área dos valores, da cidadania e da interculturalidade
- uma maior consciência plurilingue e uma maior abertura cultural
- beneficiam
- de uma oferta de metodologias e conteúdos mais rica, diversificada e inovadora
- de uma aprendizagem mais rápida da segunda língua estrangeira (facto comprovado por estudos do Conselho Europeu de Educação)
- de uma maior abertura aos outros e uma maior facilidade de relacionamento
- de intercâmbios com outras escolas portuguesas envolvidas no projeto das SELF e, eventualmente estrangeiras
- de uma certificação específica, anexa ao diploma de final de ciclo, com avaliação qualitativa
- de uma melhor preparação para os exames de Certificação de Língua Francesa (DELF: Diplôme d’Etudes en Langue Française)
- favorece a inovação pedagógica
- ganha uma dimensão europeia e uma imagem de modernidade
- desenvolve um polo de competências linguísticas
- estimula os outros docentes e toda a comunidade educativa
Podemos, deste modo, concluir que
a implementação deste projeto contribuirá para a formação pessoal e social dos
alunos e trará ao AEFGA uma imagem de maior modernidade e de abertura ao mundo.
Professores das disciplinas não
linguísticas:
História: Gorete Coelho
Educação Visual: Rui Moutinho
Francês / Coordenadora do Projeto: Augusta Jorge
Força Self!
ResponderEliminarque o projeto corra bem e agradecimentos aos professores envolvidos